terça-feira, 7 de janeiro de 2014

«Tantaz Tanta Astea»: ciclo de documentários sobre as prisões e a repressão em Iruñea

Na semana que antecede a mobilização de Bilbo contra a dispersão dos presos políticos bascos, a Zabaldi (Elkartasunaren Etxea-Casa de la Solidaridad) organizou a «Tantaz Tanta Astea» [à letra: Semana Gota a Gota], no âmbito da qual serão exibidos diversos documentários relacionados com as prisões, a situação dos presos e a repressão. O ciclo começa hoje, 7, e termina quinta-feira, 9.

Hoje, serão exibidos os filmes Barrura begiratzeko leihoak (17h30; apresentação a cargo de Pitu, da Ateak Ireki, e intervenção de Jon Ugarte, protagonista de uma das histórias do documentário); Prohibido recordar (19h30; apresentação a cargo de Amaia Kowasch, investigadora na área da Memória Histórica, e intervenção de Txaber Larreategi, realizador).

Amanhã, serão exibidos Si un arbol cae (17h30; apresentação a cargo de Mikel Basarte, da plataforma AHT Gelditu Elkarlana); 31 Urte (19h30; apresentação a cargo de Lander Iruin, realizador, e intervenção de Libertad Francés, da Salhaketa).

Na quinta-feira, será exibido Checkpoint rock: Canciones desde Palestina (17h30; apresentação a cargo de Sofía Antón, do espaço Kalaska); para as 19h30 anuncia-se uma mesa-redonda (apresentação a cargo de Eider Iturriaga e Guillermo Urquijo; intervenções de Koldo Otamendi, crítico de música, Itsaso Gutierrez, vocalista dos On, e da organização do HatortxuRock). / Mais informação sobre os filmes e a iniciativa: zabaldi.org

Gota a gota itsasoa gara. Dia 11, denok Bilbora! [Onda popular a favor dos presos políticos bascos (Durango, 7/12/2013).] Há um mês, centenas, milhares de pessoas participaram, em Durango (Bizkaia), na iniciativa organizada pela plataforma Tantaz Tanta em defesa dos direitos dos presos políticos bascos. Com imagens de gotas nas mãos, formaram uma grande onda que derrubou os muros das prisões. Foi uma espécie de ensaio geral para a mobilização do próximo sábado em Bilbo, que se antevê enorme. / Mais informação: tantaztanta.info