sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Partidos e sindicatos bascos convocam manifestação para amanhã em Bilbo depois da proibição da AN

Numa conferência de imprensa hoje ao fim da tarde em Bilbo, as formações partidárias Sortu, Alternatiba, EA, Aralar, PNV e Geroa Bai, e os sindicatos ELA e LAB anunciaram a convocatória de uma manifestação silenciosa, com o lema «Giza eskubideak. Konponbidea. Bakea» [Direitos humanos. Resolução. Paz], para amanhã, às 18h00, na capital biscainha, a partir de La Casilla. A decisão foi tomada na sequência da proibição da mobilização convocada para amanhã em Bilbo pela iniciativa Tantaz Tanta em defesa dos direitos dos presos políticos bascos pelo juiz da AN espanhola Eloy Velasco, alegando que por trás da convocatória estava o Herrira.

O juiz levou em conta a argumentação do magistrado do MP Carlos Bautista, que na véspera tinha defendido a proibição, com base num informe da Guarda Civil. O juiz do tribunal de excepção apoiou-se na suspensão das actividades do Herrira decretada na sequência da operação levada a cabo em Setembro último, afirmando que «a mobilização é ilícita, não tanto pela sua finalidade, aparentemente inócua, mas por ser parte da estratégia de uma organização cujas actividades foram suspensas por ser, indiciariamente, uma organização terrorista». Em seu entender, «com tal iniciativa pretende-se burlar a resolução judicial da suspensão de actividades».

Antes disto, o juiz Pablo Ruz, também do tribunal especial, não tinha visto motivos para proibir a mobilização (dizia que não era um acto de «enaltecimento»), mas deixou a última palavra ao juiz Velasco por ter sido este quem decretara as detenções de dezoito dos membros do Herrira. Este último proibiu todos os actos previstos para amanhã, organizados pela Tantaz Tanta em Bilbo, e exortou a Polícia espanhola, a Guarda Civil e a Ertzaintza a fazer cumprir a proibição.
A Tantaz Tanta já desconvocou a mobilização e todos os actos que tinha organizado para amanhã. / Ver: naiz.info, naiz.info e tantaztanta.info

Ver também: «O fascismo espanhol proíbe a mobilização da Tantaz Tanta» (lahaine.org)
Através de um dos seus juízes (conhecido pelos seus posicionamentos «ultras»), os fascistas proíbem a marcha, recorrendo a uma argumentação débil. Isso não interessa. Não estão em causa os motivos jurídicos, mas a dimensão fascista do Estado espanhol e a do PP, que governa. / Vídeo: «Tantaz Tanta: carta solidária de um andaluz»

Leitura:
«Kim Jong-un ordena mais repressão»
, de António SANTOS (manifesto74)
Na Coreia do Norte, o ditador Kim Jong-un anunciou a proibição de uma manifestação convocada para amanhã em defesa dos direitos humanos. Segundo fontes do regime, a manifestação proibida tinha sido planeada por uma associação ilegalizada há meses e considerada «terrorista», libelo com que a ditadura da família Kim carimba a dissidência.