Pela primeira vez, membros do movimento juvenil Aitzina de Suhalmendi (Senpere, Sara e Azkaine) e de Itsasu juntaram-se para realizar uma marcha de montanha a favor dos presos políticos bascos. Com esta iniciativa, que decorreu no dia 3, pretendeu-se, entre outros coisas, reforçar e divulgar esta questão, bem como denunciar a falta de empenho dos estados espanhol e francês numa solução.
No alto de Baigura (entre os territórios de Lapurdi e Nafarroa Beherea), os jovens independentistas de esquerda do País Basco Norte colocaram uma pedra com a inscrição «Free all basque prisoners. Presoak etxerat» – um lema que guiou o seu trabalho ao longo do Verão. / Ver:
topatu.info e
Autonomia Eraiki
A POLÍCIA FRANCESA PRENDEU EGOITZ URRUTIKOETXEA EM PARIS

De acordo com as agências noticiosas, o jovem basco proveniente de Uztaritze (Lapurdi) foi preso em Saint-Denis. Outras duas pessoas terão sido presas na operação. Fazendo referência à EITB, o mediabask afirma que Urrutikoetxea estuda na Universidade de Paris. Depois de há duas semanas «os ministros» terem anunciado o descabeçamento da ETA, agora o jovem foi apresentado como «um importante responsável do aparelho político» da organização.
Foi agendada uma concentração de protesto para amanhã, às 18h30, em Maule (Zuberoa). [Isto agora é uma festa, como alguns já entenderam. Outros clamam que são bonzinhos.] / Ver:
mediabask
Leitura:
«"Important responsable de l’appareil politique de l’ETA" ?», de
Antton ETXEBERRI (
mediabask)