sábado, 24 de outubro de 2015

O preso doente Ibon Iparragirre foi novamente afastado de Euskal Herria

Ibon Iparragirre, preso gravemente doente, com Sida no estágio C-3, encontrava-se na cadeia de Zaballa (Araba) e foi novamente transferido.

Hoje de manhã, quando a mãe e um primo de Iparragirre se dirigiram a Zaballa para o visitar, foram informados de que o preso ondarroarra já não se encontrava na cadeia alavesa e que tinha sido transferido para Burgos. Contudo, à chegada ao presídio burgalês, também foram informados de que Iparragirre ali não estava, revelaram elementos da plataforma Iparra Galdu Baik.

A notícia confirmou os piores temores dos familiares, amigos e conterrâneos de Iparragirre, que, altamente debilitado, poderá ficar novamente a centenas de quilómetros de casa. Hoje, ao meio-dia, realizou-se em Ondarroa uma concentração para exigir o seu regresso a casa e para amanhã foi convocada uma outra, também na Alameda, às 13h00, sob o lema «Nahikure! Dispertsiorik ez! Heriotz zigorrik ez!» (Basta! Não à dispersão! Não à pena de morte!). / Ver: naiz e lea-artibai.hitza.eus

O IRUINDARRA ALBERTO MATXAIN FOI LIBERTADO
O pamplonês Alberto Matxain saiu hoje da prisão, depois de ter cumprido uma pena de seis anos de cadeia.

Habitante da Alde Zaharra de Iruñea, Matxain foi detido nos Alpes, em Agosto de 2009, juntamente com o navarro Andoni Sarasola e o biscainho Aitzol Etxaburu, e recebeu ordem de prisão. Encontrava-se na cadeia de Beziers. (naiz)