
Hoje de manhã, quando a mãe e um primo de Iparragirre se dirigiram a Zaballa para o visitar, foram informados de que o preso ondarroarra já não se encontrava na cadeia alavesa e que tinha sido transferido para Burgos. Contudo, à chegada ao presídio burgalês, também foram informados de que Iparragirre ali não estava, revelaram elementos da plataforma Iparra Galdu Baik.
A notícia confirmou os piores temores dos familiares, amigos e conterrâneos de Iparragirre, que, altamente debilitado, poderá ficar novamente a centenas de quilómetros de casa. Hoje, ao meio-dia, realizou-se em Ondarroa uma concentração para exigir o seu regresso a casa e para amanhã foi convocada uma outra, também na Alameda, às 13h00, sob o lema «Nahikure! Dispertsiorik ez! Heriotz zigorrik ez!» (Basta! Não à dispersão! Não à pena de morte!). / Ver: naiz e lea-artibai.hitza.eus
O IRUINDARRA ALBERTO MATXAIN FOI LIBERTADO

Habitante da Alde Zaharra de Iruñea, Matxain foi detido nos Alpes, em Agosto de 2009, juntamente com o navarro Andoni Sarasola e o biscainho Aitzol Etxaburu, e recebeu ordem de prisão. Encontrava-se na cadeia de Beziers. (naiz)