quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Trabalhadores defendem saúde pública e de qualidade na Bizkaia

Os sindicatos com representação no Osakidetza – Serviço Público de Saúde basco – levaram ontem a cabo uma concentração no Centro de Saúde de Alango, em Getxo, sede da Unidade Local de Saúde de Uribe, para exigir que o futuro Hospital de Urduliz seja inteiramente público. Também ontem, os trabalhadores do Hospital de Usansolo reivindicaram a defesa dos seus direitos e uma saúde pública e de qualidade na presença do lehendakari.

Sobre a abertura do hospital em Urduliz, prevista para Janeiro de 2016, o sindicato LAB afirma que, devido à «falta de transparência» do PNV, actualmente sindicatos, trabalhadores e utentes não sabem exactamente quais as valências de que irá dispor e como vão ser geridas. Mas, «sendo conhecedor da clara aposta privatizadora do PNV na Saúde pública», o LAB exige que o hospital seja «inteiramente público», que os trabalhadores pertençam ao Osakidetza, e que inclua todas as valências que as populações por ele servidas reclamam.

No Hospital de Usansolo, onde o lehendakari Urkullu, acompanhado pelo Conselheiro da Saúde e o Director do Osakidetza, foi inaugurar novos laboratórios, os trabalhadores aproveitaram para reivindicar a defesa dos postos de trabalho, a devolução dos direitos roubados e um sistema de saúde público e de qualidade. / Ver: LAB e LAB