segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Centenas exigiram libertação imediata de Ibon Iparragirre, gravemente doente

Centenas de pessoas participaram ontem, 18, na localidade biscainha de Ondarroa, na manifestação convocada pela plataforma Iparra Galdu Baik para exigir o regresso imediato a casa do preso Ibon Iparragirre Burgoa, que se encontra gravemente doente.

Sob o lema, «Aske eta bizirik. Larriki gaixorik dauden presoak, SOS» [Livres e vivos. Os presos que estão gravemente doentes, SOS], os manifestantes partiram da Alameda por volta das 13h00 e percorreram as ruas de Ondarroa fazendo ouvir palavras de ordem como «giza eskubideak non daude» [onde estão os direitos humanos], «heriotz zigorrik ez» [não à pena de morte], «sakabaneketarik ez» [não à dispersão] e «berandu baino lehen, Ibon etxera» [antes que seja tarde, o Ibon para casa].

A mobilização terminou uma hora mais tarde na Musika Plaza, onde Ion Kirru Iparragirre, membro da plataforma referida e irmão de Ibon, se referiu ao grave estado de saúde do preso ondarrutarra. Ion Kirru disse temer que o irmão morra na cadeia se não o tirarem dali. «É duro dizer isto, mas é a verdade», afirmou. Ibon encontrava-se na cadeia de Alcalá-Meco e foi recentemente transferido para a de Zaballa (Araba), onde se encontra à espera de julgamento. / Ver: lea-artibai.hitza.eus / Ver tb: «Etxera-Gunea, um espaço em Bilbo para reclamar a liberdade dos presos doentes» (naiz)