domingo, 25 de outubro de 2015

Milhares em Baiona pela Comunidade País Basco e a oficialização do euskara

No âmbito da manifestação Deiadar, cerca de 5000 pessoas (de acordo com a organização) percorreram as ruas de Baiona, ontem, 24, para exigir o reconhecimento institucional do País Basco e a oficialização do euskara, sob o lema «Euskara hizkuntza ofiziala! Euskal Herri Elkargoa!».

Os organizadores afirmaram que é «vergonhoso» que ainda tenham de andar a manifestar-se nas ruas para reivindicar um direito básico como é o de poder aprender, viver e transmitir a sua língua. Para eles, as múltiplas promessas não concretizadas pelo Estado francês, em que se inclui ratificação da Carta Europeia das Línguas Regionais ou Minoritárias, são um sinal de desprezo - e «já chega!», clamaram. Sublinharam, no entanto, que não bastará uma lei para proteger a língua; a salvaguarda do euskara deve passar pelo reconhecimento institucional do País Basco Norte e por uma política linguística «corajosa».

A Euskal Konfederazioa, que convocou a mobilização, recordou que, nos últimos 225 anos, é a terceira vez que o País Basco Norte tem uma oportunidade real de ver reconhecido o seu estatuto como entidade territorial própria e pediu aos autarcas «que têm nas mãos o destino do país» que votem a favor da Comunidade Pays Basque. Neste sentido, saudaram os municípios de Hiriburu, Makea (Lapurdi), Aiherra (Nafarroa Beherea), Sohüta, Maule e Atharratze (Zuberoa), que já se manifestaram a favor da comunidade.

Múltiplas manifestações no Estado francês
Reclamando um estatuto para os territórios e para as línguas, realizaram-se ontem, para além da manifestação no País Basco Norte, mobilizações na Bretanha, na Occitânia, na Córsega e na Alsácia. / Ver: kazeta.eus, mediabask e Berria