sábado, 17 de outubro de 2015

Centenas pediram asilo político para Hassanna Aalia

Centenas de pessoas participaram hoje, 17, na capital biscainha, numa manifestação de apoio ao jovem Hassanna Aalia, no decorrer da qual expressaram solidariedade ao povo saarauí e denunciaram a política imperialista de Marrocos e Espanha.

Ao longo da mobilização, viram-se bandeiras do Saara Ocidental e faixas a reclamar a sua libertação, e ouviram-se palavras de ordem como «Hassana libre!», «Hassana asilo» ou «Marroko hiltzaile, Espainia laguntzaile!» [Marrocos assassina, Espanha colabora]. No final, junto ao Consulado marroquino em Bilbo, no meio de aplausos e vozes que gritavam «Hassanna askatu!» e «Marruecos culpable, España responsable», o jovem saarauí ainda tomou a palavra para agradecer a todos o apoio que lhe tem sido dado a ele e à causa da libertação do seu país.

Hassanna Aalia foi condenado a prisão perpétua por um tribunal militar marroquino, na sequência dos acampamentos de Gdeim Izik. Em Janeiro deste ano, o Governo espanhol recusou-lhe a concessão do asilo político e, apesar de Aalia ter interposto um recurso contra essa decisão, no início deste mês foi abordado por polícias à paisana e levado para uma esquadra em Burgos, onde lhe foi comunicado que tinha 15 dias para sair do país. O jovem saarauí voltou a recorrer. / Ver: topatu.info