domingo, 18 de outubro de 2015

Milhares de euskaltzales e grande festa na Nafarroa Oinez de Elizondo

Dezenas de milhares de pessoas juntaram-se hoje em Elizondo, no município navarro de Baztan, para participar na edição deste ano da Nafarroa Oinez, a festa do euskara e das ikastolas do território. Com a fita cortada, abriu-se ao público um percurso com mais de cinco quilómetros, que incluía quatro espaços distintos, concertos e uma ampla oferta cultural, gastronómica e infantil. Sob o lema «Hamabortz, ama bat», é a segunda vez que a Baztan ikastola organiza a Nafarroa Oinez (a primeira foi em 1982).

Para o ano, já se sabe, cabe às ikastolas de Viana e Lodosa organizar a festa, em Viana. Este ano, depois da sessão de abertura, no decorrer da qual os representantes institucionais cortaram a fita, os euskaltzales fizeram-se ao percurso da festa, que atravessava as localidades de Elizondo, Elbete e Lekaroz e tinha quatro espaços de animação, para os quais foram programadas múltiplas actividades, como a gincana Erronka ou a iniciativa «Guk Euskaraz», em que o conhecido cantor Urko ia dirigir um enorme coro formado pelos participantes na festa. Apesar de a letra, da autoria do poeta Gabriel Aresti, ser bem conhecida, de manhã foram distribuídos folhetos para que todos pudessem cantar a uma só voz.

Há 45 anos
A Baztan ikastola nasceu em 1970, por iniciativa de um grupo de pais, num tempo em que o euskara era proibido. Hoje, apesar de a situação ter mudado, a ikastola enfrenta outros problemas, nomeadamente os decorrentes do seu crescimento nos últimos anos. Neste ano lectivo, tem 210 alunos e 15 professores. Os fundos recolhidos na festa servirão para fazer obras necessárias nos dois edifícios da instituição.

Hamabortz, hamabost, quinze
A Baztan ikastola tem alunos das 15 localidades do município; e em Nafarroa há 15 ikastolas. O lema deste ano faz referência a isso mesmo: «Hamabortz, ama bat», ou seja, 15 terras, 15 ikastolas, uma língua materna a uni-las, o euskara. / Ver: Berria