quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Agrava-se o estado de saúde do preso Ibon Iparragirre

O estado de saúde do preso basco Ibon Iparragirre agravou-se consideravelmente depois de ter viajado durante três dias para depor num julgamento em Bilbo. Os seus familiares afirmaram que a viagem lhe provocou grandes dores na anca e no pescoço. De acordo com os médicos de Txagorritxu (Gasteiz), «é possível que tenha lesões na medula óssea». O ondarroarra, com Sida no estágio C-3, tem diversas patologias, como perda de visão e ataques epilépticos.

Com este quadro clínico, os outros presos aproveitam para o provocar, ameaçar e roubar, disse um dos seus irmãos, Ion Kirru, ao uriola.eus. Foi isso que aconteceu quando estava na cadeia de Basauri, onde um preso comum lhe deu uma tareia. Posteriormente, o agressor apresentou uma queixa contra o basco e foi isso que motivou o julgamento em Bilbo. Ontem, o queixoso não apareceu em tribunal e Iparragirre foi absolvido, mas, gravemente doente, foi obrigado a fazer a viagem.

Por outro lado, os familiares de Iparragirre afirmaram que é mentira que o ondarroarra não se esteja a medicar. A notícia divulgada segunda-feira pela Europa Press de acordo com a qual a AN espanhola sublinha «a recusa do preso a tomar a medicação» é «totalmente falsa», disse Ion Kirru, afirmando que só não toma retrovirais.

Etxera-Gunea
Na Praça Circular de Bilbo, começou ontem a funcionar o Etxera-Gunea, um espaço onde, até sexta-feira à tarde, se reivindicará a libertação dos presos bascos gravemente doentes, sob o lema «Gaixorik dauden presoak etxera ekartzeko, denok dugu giltza!» [Todos somos a chave para trazer os presos doentes para casa]. Todos os dias há actividades das 12h00 às 20h00; realizam-se concentrações de uma hora ao meio-dia e às 19h00; e na sexta, 23, há uma manifestação (19h30). / Ver: argia, topatu.info e uriola.eus