quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Múltiplas acções de luta em EH no «Dia da Raça»

O julgamento do Estado imperialista espanhol na capital navarra foi a mais marcante das iniciativas do 12 de Outubro em Euskal Herria, não a única. A desobediência aos «feriados estranhos/alheios» foi, mais uma vez, uma constante, com os estudantes a juntaram-se em escolas de várias comarcas para levar a cabo «herri eskolak» [escolas populares] e realizarem concentrações a favor da Askapena.

Houve encontros de estudantes, concentrações, mobilizações em comarcas como Aiaraldea, Tolosaldea e Ezkerraldea. Em Bakio (Bizkaia), os estudantes concentraram-se, por iniciativa da Ernai, para denunciar as várias vertentes do imposição espanhola, nomeadamente a nível social e económico (LOMCE, reformas laborais, despejos, Lei Mordaça, etc.).

Em Laudio (Araba), alguns funcionários municipais foram trabalhar, os estudantes organizaram «herri eskolak» e, ao fim do dia, dezenas de pessoas participaram na mobilização convocada pelo movimento Alde Hemendik para pedir à Guarda Civil que se vá embora do País Basco. Também em Lizarra (Nafarroa) houve mobilizações para exigir à Guarda Civil e ao Exército espanhol que se vão embora e o fim do espaço militar existente em Jurramendi.

Oposição à presença militar espanhola em LizarraldeaMais informação: topatu.info e ahotsa.info