quarta-feira, 7 de outubro de 2015

MP insiste nas penas de prisão para activistas do MegaPark

Decorreu ontem, 6, no Tribunal de Barakaldo (Bizkaia) o julgamento de nove jovens que, mascarados de olentzeros, levaram a cabo uma acção de protesto junto ao MegaPark, a 22 de Dezembro de 2009, contra o consumismo desenfreado e as grandes infra-estruturas ao serviço do grande capital – TGV e Super Sur. O Ministério Público pede agora três anos de cadeia para cada um (pedia três anos e meio); a defesa solicitou a absolvição de todos os arguidos.

No julgamento, os activistas reivindicaram a acção levada a cabo. Meia hora antes da sessão, cerca de 50 pessoas concentraram-se frente ao tribunal da localidade de Ezkerraldea para apoiar os «olentzeros» – e o ânimo foi muito, pese embora a forte presença policial, que integrava uma Brigada Móvel. No dia anterior, houve mobilizações de apoio em Bilbo e Igorre (Iurre), na Bizkaia.

Acção de protesto
No dia 22 de Dezembro de 2009, oito pessoas vestidas como Olentzeros acorrentaram-se a bidões e cortaram os acessos rodoviários junto ao MegaPark de Barakaldo (Bizkaia), em protesto contra o consumismo selvagem da época promovido pelas grandes superfícies comerciais e contra as infra-estruturas gigantes – TGV e Supersur – que servem os interesses do grande capital. Formaram-se grandes filas. A Ertzaintza apareceu, carregou, efectuou dez detenções e identificou mais três pessoas. Nove delas foram incriminadas e agora, seis anos depois, julgadas. / Ver: mugitu! e aseh / Ver tb: «Carta de Olentzero Antidesarrollista a los niños vascos» (Diagonal)