sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Domingo, há Amnistia Eguna em Makea

Realiza-se este domingo, 25, a 30.ª edição do Amnistia Eguna [Dia da Amnistia] no País Basco Norte, mais concretamente na localidade de Makea (Lapurdi). Para os organizadores, o impulso político para a resolução do conflito do conflito deve passar pela amnistia, cuja reivindicação se mantém forte no Norte do país.

Ttotte Etxebest, um dos membros do grupo que defende a amnistia, disse ao kazeta.eus e ao mediabask que, no actual contexto do País Basco, «a reivindicação da amnistia é fundamental para atingir uma determinada dimensão política». Explicou ainda que, enquanto medidas complementares, consideram válidas medidas como a aproximação dos presos políticos bascos, a libertação dos presos doentes e a anulação das penas perpétuas.

Programa intenso e variado
A jornada começa ao meio-dia com um aperitivo, seguindo-se o almoço e a animação da txaranga Klika. A partir das 17h00 decorre o comício, com as intervenções de Jean Felix Acquaviva (Córsega) e Tommy McKearney (Irlanda). Antes da homenagem aos presos, o dia continuará animado com as actuações do grupo Guk, do cantor Agustin Alkhate e do bertsolari Amets Arzallus. Às 20h00, começam os concertos, com a participação das bandas Nat eta Watson e Xiberoots.

Amnistia Eguna 2015Presoak kalera, amnistia osoa! / Ver: SareAntifaxista, kazeta.eus e mediabask