segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Centenas mobilizaram-se contra acidentes laborais frente às Fundições Fumbarri

Trabalhadores das Fundições Fumbarri, em Durango (Bizkaia), realizaram, hoje, uma paralisação de uma hora e uma concentração frente às instalações da empresa em que exigiram medidas para acabar com os acidentes laborais, com o lema «Fumbarrin lan istripu gehiagorik ez! Gure lan osasunaren alde!» [Mais acidentes de trabalho na Fumbarri não! Pela nossa saúde laboral!].

Face a uma situação que se afigura insuportável, os delegados sindicais do LAB na Fumbarri manifestaram a intenção de solicitar uma reunião urgente à empresa. O sindicato quer propor à administração um calendário para a elaboração de um plano de segurança e prevenção integral; a ideia é que a empresa e as organizações representativas dos trabalhadores nele trabalhem conjuntamente, por forma a evitar os acidentes laborais e as doenças profissionais.

Esta mobilização surge na sequência do acidente ocorrido a 28 de Setembro, em que dois operários sofreram queimaduras – estavam a limpar um fosso quando houve uma descarga de um depósito de metal líquido. O LAB acrescentou que a produção «não foi interrompida». / Ver: LAB e LAB