quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Manifestação em Bilbo reivindicará asilo político para Hassanna Aalia

Realiza-se este sábado, 17, uma manifestação na capital biscainha (Plaza Biribila, 12h00) para apoiar o jovem saarauí Hassanna Aalia. A mobilização foi convocada por diversos agentes políticos, sociais e sindicais, entre os quais a Askapena, que apelam à intervenção activa do povo basco.

No dia 8, soube-se que Hassanna Aalia tinha sido abordado pela Polícia quando viajava para Burgos. Foi obrigado a descer e levado para uma esquadra de Burgos, onde lhe foi dito que seria expulso do Estado espanhol no prazo de 15 dias e que tinha 48 horas para recorrer. Em Janeiro deste ano, Espanha recusou conceder-lhe o asilo político. O jovem saarauí interpôs um recurso na altura e agora voltou a fazê-lo, estando a aguardar por uma decisão.

Recorde-se que Hassanna Aalia (1988, Aaiune) foi detido, torturado e encarcerado pelas forças de segurança marroquinas, em 2011, por ter participado, no ano anterior, no acampamento de Gdeim Izik (conhecido como «acampamento da dignidade»), perto de Aiune, nos territórios ocupados do Saara Ocidental. Em Fevereiro de 2013, foi julgado à revelia por um tribunal militar, que o acusou de ter organizado o acampamento e o condenou a prisão perpétua.

Na altura do julgamento, o jovem já se encontrava refugiado em Euskal Herria e, como tomou a decisão de ali permanecer, em Janeiro de 2012 pediu asilo político ao Estado espanhol. A resposta, negativa, chegou três anos depois, a 19 de Janeiro de 2015.

Declaração de Hassanna Aalia Ver: askapena.org