domingo, 4 de outubro de 2015

A Deputação Foral de Nafarroa homenageou 33 funcionários fuzilados

A presidente do Governo de Nafarroa, Uxue Barkos, homenageou, este sábado, 33 trabalhadores da Deputação Foral fuzilados pelos fascistas na sequência do levantamento de 1936. Perante cerca de 170 familiares, Barkos sublinhou que os trabalhadores «tiveram de esperar décadas para ver o justo reconhecimento da parte da instituição na qual exerceram as suas funções».

Na homenagem, a presidente salientou que «o compromisso do Executivo para com as vítimas do franquismo é inequívoco» e recordou que estas 33 pessoas, «com nomes e apelidos, trabalharam para Nafarroa e foram assassinadas por defender a legalidade republicana». Antes de se dirigir ao exterior do Palácio de Navarra, onde descerrou uma placa, com uma inscrição em euskara e castelhano, na qual se incluem os 33 nomes, Uxue Barkos disse que o seu Governo «reivindica a memória contra o esquecimento, sempre ligada a uma nova concepção de futuro».

Os familiares colocaram cravos vermelhos sob a placa e receberam, como recordação, uma peça metálica com o nome do familiar homenageado. Entre os trabalhadores fuzilados, originários de 20 localidades, na sua maioria de Iruñea, há cantoneiros de estradas, motoristas, maquinistas, vários trabalhadores que exerciam as suas funções no hospital (carpinteiro, pedreiro, padeiro, sacristão), entre outros. / Ver: naiz, SareAntifaxista e agências