quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Jabier Salutregi, director do «Egin», foi libertado

Jabier Salutregi saiu hoje da prisão de Burgos, por volta das 10h30, depois de ter passado sete anos e meio na cadeia. O último director do diário Egin cumpriu a pena em três fases diferentes, depois de, em Julho de 1998, uma operação policial espanhola ter forçado o final daquele projecto jornalístico.

À porta da prisão foi recebido por dezenas de familiares, amigos, habitantes de Ea (sua terra natal, na Bizkaia) e antigos trabalhadores do jornal, como Martin Garitano, Iñaki Iriondo, Mertxe Aizpurua ou Fermin Munarriz. Também estiveram presentes Teresa Toda, José Luis Elkoro, Pablo Gorostiaga, Patxo Murga, Isidro Murga e Jesús Mari Zalakain, condenados no mesmo processo que Salu e recentemente libertados. Ainda falta sair Karlos Trenor e Joxean Etxeberria.

Nas primeiras declarações à saída da cadeia, Salutregi disse que «foi duro» e que saía «com as suas convicções reforçadas». «Só espero que este povo deixe de ser obrigado a vir às prisões», acrescentou.

Sete anos e meio
Salutregi foi condenado em Dezembro de 2007 a 12 anos de prisão, no âmbito do processo 18/98. As penas mais altas foram para alguns dos incriminados na parte relativa às empresas do grupo Orain, que era a editora do diário.

Seis meses depois, à beira de se cumprir o décimo aniversário do encerramento do Egin, decretado pelo juiz Baltasar Garzón, Salutregi foi libertado sob fiança. Então, numa entrevista ao Gara, o jornalista denunciou, como sempre o fizera, a «barbaridade» que fora mandar fechar aquele diário.

Em Maio de 2009, o Supremo Tribunal reduziu as penas e deixou sem efeito a declaração de ilicitude das actividades e a dissolução da Orain SA e das demais empresas dedicadas à edição do Egin e da Egin Irratia. Nesta altura, já Salutregi e os seus colegas estavam outra vez na cadeia, tendo sido detidos antes mesmo de ser conhecida a sentença definitiva do Alto Tribunal. / Ver: naiz e argia

JABI SADABA LIBERTADO NA TERÇA
O preso político basco Jabi Sadaba, Txitxo (Basauri, Bizkaia), saiu na terça-feira, 27, da cadeia de Villabona (Astúrias), revelou a Etxerat. No total, passou 17 anos da cadeia. (naiz)