domingo, 23 de outubro de 2016

Andoni Lariz foi preso em Jonquera, depois de os franceses o entregarem

Esperava-se que o preso político Andoni Lariz, de Ziortza-Bolibar (Bizkaia), fosse libertado ontem, depois de cumprir a pena a que foi condenado no Estado francês. No entanto, Lariz foi entregue pelas autoridades francesas na esquadra que a Polícia espanhola tem em Jonquera (Países Catalães), onde foi preso por ordem do tribunal de excepção espanhol.

A Polícia espanhola prendeu Andoni Lariz e levou-o de imediato para a prisão de Soto del Real, em Madrid, onde permanecerá até ser presente a um juiz. Ontem, ao fim da tarde, cerca de 200 pessoas participaram, em Ziortza-Bolibar, numa concentração de protesto contra a situação do seu conterrâneo.

Numa nota, o Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão (MpA) afirma que «esta detenção evidencia, mais uma vez, a responsabilidade do Estado francês na opressão sobre Euskal Herria» e lembra que a colaboração com o Estado espanhol, muitas vezes realizada de «forma ilegal», não é coisa de hoje.

Depois de referir vários episódios dessa «colaboração», desde a guerra suja, nos anos 80, até ao caso mais recente de Jon Anza, o MpA afirma que, já neste mês de Outubro, «uma juíza francesa, a fascista Laurence Le Vert, mandou para Espanha um monte de arquivos, por poderem eventualmente servir à Polícia e à Guarda Civil».

O MpA exige a libertação de Andoni Lariz e pede ao Estado francês que tire as mãos de Euskal Herria. / Ver: amnistiAskatasuna 1 e 2