sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Etxerat e Amigos do País Basco promoveram conferência sobre a dispersão em Madrid

Há uma semana, no dia 21 de Outubro, a Etxerat e várias organizações dos EHL-Madrid - Iniciativa Comunista, Vallekas por la huelga general y Madres contra la represión - levaram a cabo, na capital do Estado espanhol, uma conferência sobre a dispersão dos presos políticos, para destacar e denunciar as violações de direitos inerentes a essa medida de excepção.

Após uma breve apresentação, em que se insistiu no facto de o Estado espanhol ser, na Europa, aquele onde ocorrem mais violações de direitos em matéria de política prisional, seguiu-se a exibição do documentário «Barrura Begiratzeko Leihoak», centrado nos casos de dois presos políticos bascos.

Teve então lugar a conferência propriamente dita, com a participação de Jon, da Etxerat (Associação de familiares e amigos de presos políticos bascos), e María, da Plataforma pela liberdade de Nahuel (preso político anarquista), que sublinharam a necessidade de dar a conhecer e denunciar publicamente as consequências desta e outras medidas de excepção aplicadas no âmbito da política prisional do Estado espanhol.

Seguiu-se a parte das questões e das intervenções dos assistentes, que manifestaram a sua opinião e a sua preocupação sobre este problema tão grave num Estado que se designa como «democrático e de Direito». Na iniciativa, foi manifestada a disposição para continuar a realizar acções de denúncia da dispersão junto da opinião pública. / Ler crónica: askapena.org

De 3 a 13 de Novembro, «Volta a Araba contra a dispersão»
A Etxerat deu ontem uma conferência de imprensa em Gasteiz para apresentar a iniciativa «Volta a Araba contra a dispersão», que começa em Gasteiz no dia 3 e termina em Trebiñu no dia 13 de Novembro. O lema é «Trabalhar a solidariedade. Denunciar a dispersão».

Na ocasião, afirmaram que, apesar de a dispersão dos presos estar em vigor há 27 anos, os seus objectivos e consequências ainda são desconhecidos para muita gente. Com esta iniciativa, querem que a sociedade conheça melhor a realidade das famílias dos presos e refugiados políticos, bem como o trabalho da Etxerat. / Ver: halabedi.eus