sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Dezenas de pessoas reivindicaram a memória de Txikia em Algorta

Dezenas de pessoas defenderam ontem, em Algorta (Getxo, Bizkaia), que a Praça Txikia mantenha essa designação, como forma de preservar a memória do militante antifascista Eustakio Mendizabal, Txikia. O Supremo Tribunal de Justiça do País Basco ordenou ao município de Getxo que alterasse o nome da praça e este acatou.

A concentração de ontem foi convocada por partidos e organizações como EH Bildu de Getxo, Algortatik Hanka, Ernai, Sorterrira, Egiari Zor e Ahaztuak 1936-1977, e visou denunciar o facto de a Câmara Municipal ter decidido não recorrer da sentença e mudar o nome à praça.

Os familiares de Txikia também estiveram no local, tendo recebido um ramo de flores no final da concentração. Esta terminou com todos os presentes a cantarem o tema que Telesforo Monzon compôs em memória de Eustakio Mendizabal. O militante antifascista foi morto pela Polícia Armada espanhola em 1973, em Algorta.

Município não recorreu da sentença
No dia 18, Imanol Landa (PNV), presidente da Câmara Municipal de Getxo, anunciou que não ia recorrer da decisão judicial sobre a alteração do nome da praça e que daria início ao processo de mudança de designação. Os fascistas estão todos contentinhos, a bater palminhas. / Ver: hiruka.eus

Ver tb: «Ez digute oroimena lapurtuko!», de Ernai Algorta (SareAntifaxista)