quarta-feira, 26 de outubro de 2016

O preso político basco Ibai Aginaga abandonou a greve de fome

O preso político Ibai Aginaga (Berango, Bizkaia) teve de abandonar a greve de fome que estava a realizar a favor da libertação dos presos doentes, segundo contaram os seus familiares ao Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão (MpA).

Ibai estava no terceiro dia de greve de fome na prisão de Sevilha II, o 69.º de uma greve de fome rotativa iniciada pelos presos bascos em Huelva. Contudo, fragilizado por uma doença cardíaca, ontem de manhã perdeu os sentidos por duas vezes e decidiu suspender essa forma de luta. Mantendo a reivindicação da liberdade dos presos doentes, está de hoje até domingo em txapeo (sem sair da cela).

Protesto dos presos de Sevilha II
Por outro lado, os presos políticos bascos na cadeia de Sevilha II decidiram não sair da cela durante o dia de hoje, como protesto pela forma como a Guarda Civil tratou Ibai Aginaga na quinta-feira passada. Recorde-se que os militares deviam levar Ibai ao hospital, mas, em vez disso, insultaram-no e ameaçaram-no por se recusar a ficar nu na sua presença. / Ver: lahaine.org e aseh