sábado, 8 de outubro de 2016

Aletxu Zobaran e Ibon Goieaskoetxea serão transferidos da cadeia de Valence

Os presos políticos biscainhos encontram-se há dois meses em luta contra a dispersão, o isolamento e as condições existentes no presídio francês de Valence, exigindo ser transferidos. O Bagoaz, colectivo de defesa dos direitos dos presos bascos em Iparralde, informou ontem que ambos serão levados para outra cadeia, refere o Berria.

Os presos políticos bascos Aletxu Zobaran (Plentzia) e Ibon Gelaskoetxea (Busturia) irão ser transferidos, ao cabo de dois duros meses de luta, em que mantiveram uma greve às comunicações e estiveram no mitard (celas de castigo).

Aletxu e Ibon foram levados para a cadeia de Valence em Junho, um cárcere onde não havia qualquer preso político basco, que fica a mais de 800 quilómetros de Euskal Herria e com más ligações de transporte. Toda esta situação provocou desgaste físico, moral e económico às famílias dos presos.

Para além disto, a cadeia é um presídio experimental, protótipo das cadeias que se quer implementar a nível europeu, o que degradou bastante as condições de vida de ambos os prisioneiros bascos.

As autoridades francesas alegam motivos de segurança para a transferência, mas também se pode entender que dois meses de dura luta deram frutos. / Ver: Berria e aseh