O jovem bilbaíno Urko Martínez será julgado amanhã por ter participado nas mobilizações ocorridas a 3 de Março de 2014, quando da cimeira Global Forum Spain. Foi convocada uma concentração frente ao tribunal, na Rua de Buenos Aires, às 10h30.
Na cimeira referida participaram representantes do Estado espanhol e do capital europeu. Antes de os trabalhos se iniciarem, durante a cimeira e após a sua conclusão, os protestos não pararam em Bilbo, «para denunciar a situação económica e recordar à troika que não era bem-vinda».
Registaram-se fortes incidentes, sobretudo na Kale Nagusia e na Alde Zaharra, e a Polícia autónoma espanhola efectuou 13 detenções. Um dos detidos foi Urko Martinez, jovem do bairro de Otxarkoaga, que será julgado amanhã e para quem o Ministério Público (MP) pede dois anos de cadeia e 35 mil euros de multa.
No total, o MP pede 18 anos de cadeia e 300 mil euros de multa para todos os jovens incriminados na sequência dos protestos contra a troika. Um já foi julgado e absolvido, por falta de provas. / Ver: topatu.eus e aseh
quarta-feira, 5 de outubro de 2016
Um jovem é julgado amanhã por participar nos protestos contra a troika em Bilbo
Etiquetas:
ACÇÃO SOLIDÁRIA,
luta laboral,
Notícias,
Repressão