sábado, 15 de outubro de 2016

Eleak apresenta moção contra a Lei da Mordaça no Município de Donostia

Desde que a lei do ministro espanhol do Interior, Jorge Fernández Díaz, entrou em vigor, na capital guipuscoana 20 pessoas foram punidas, tendo de pagar 7000 euros em multas. A plataforma Eleak-Libre anunciou hoje que vai apresentar uma moção contra a aplicação desta lei em Donostia. Também vai lançar uma campanha para fazer frente ao «dinheiro roubado».

Em Julho fez um ano que a lei criada pelo ministro espanhol Jorge Fernández Díaz entrou em vigor. Desde então, pelo menos 20 pessoas foram punidas em Donostia ao abrigo da chamada Lei da Mordaça, tendo de pagar multas no valor de 7000 euros.

Assim, a plataforma Eleak-Libre decidiu apresentar uma moção na Câmara Municipal donostiarra, para solicitar o apoio dos partidos representados no município e exigir que a Udaltzaingoa [Polícia Municipal] não aplique a lei referida - também apelidada de «lei da vergonha».

Entretanto, para fazer frente ao «dinheiro roubado», o Eleak-Libre irá pôr à venda copos e lenços «solidários», durante o mês de Dezembro. Na conferência de imprensa que hoje teve lugar em Donostia, os representantes da plataforma afirmaram: «Face aos ataques, defendamos entre todos os direitos civis e políticos que são de todos.» / Ver: Berria e irutxulo.hitza.eus