terça-feira, 25 de outubro de 2016

LAB denuncia despedimento de 173 trabalhadores no Banco Popular

A administração do Banco Popular anunciou que vai proceder ao despedimento colectivo de 173 trabalhadores no País Basco Sul. O LAB denuncia a surdez do banco face às propostas apresentadas pelas organizações representativas dos trabalhadores, apoia as formas de luta levadas a cabo pelos funcionários e anuncia que a próxima mobilização tem lugar amanhã, às 17h00, frente à agência do Banco Popular em Bilbo.
Numa nota, o LAB informa que a entidade bancária pretende encerrar 302 agências e despedir 2894 trabalhadores em todo o Estado espanhol (22,42% dos funcionários). Em Euskal Herria, quer encerrar 18 sucursais e despedir 173 funcionários.

Todas os sindicatos se opuseram a esta medida, refere o LAB, acrescentando que, em todo o Estado espanhol, os trabalhadores se têm estado a manifestar frente às sucursais bancárias em protesto contra o despedimento colectivo e exigindo outras saídas para a situação.

A entidade bancária alega razões de ordem «económica, organizativa e de produção», e mantém-se inflexível, afirmando que vai levar por diante os despedimentos.

Neste contexto, o LAB «está a promover e a apoiar todas as medidas de pressão e mobilização que os trabalhadores do Banco Popular estão a levar a cabo», por forma a que os despedimentos sejam cancelados e se inicie um processo de negociação. / Ver: LAB