sábado, 22 de outubro de 2016

Mais de 2000 denunciaram em Altsasu o «circo mediático, político e policial»

Mais de 2000 pessoas vieram hoje para as ruas de Altsasu, em protesto contra a presença asfixiante da Guarda Civil na localidade navarra e a abordagem mediática aos acontecimentos do fim-de-semana passado.

A marcha, convocada pelos habitantes da localidade do vale de Sakana, partiu e terminou na Praça dos Foros, sob o lema «Muntai polizialik ez. Utzi pakean Altsasu» [não às montagens policiais. Deixem Altsasu em paz]. Ao longo do percurso, ouviram-se palavras de ordem contra a Guarda Civil e a manipulação mediática, como «Alde hemendik, utzi pakean» [vão-se embora, deixem-nos em paz], «Zuek faxistak zarete terroristak» [vocês, fascistas, são os terroristas], «Herriak ez du barkatuko» [o povo não perdoará], «Torturatzaileak kanpora» [fora com os torturadores] ou «Telebista, manipulazioa» [televisão, manipulação].

O acosso da Guarda Civil e o tratamento mediático dado a um confronto num bar, no sábado passado, foram também elementos em destaque no comunicado lido na praça no final da mobilização.

A marcha decorreu sem incidentes. No entanto, logo no início quatro elementos ultras fizeram questão de ter o seu momento de glória, provocando os demais. Claro que a minhoca ali plantada era demasiado boa para os chamados «órgãos de comunicação social», que saborearam o momento.

Quanto ao povo de Altsasu, pese embora a natural tensão gerada pela presença no local dos protegidos da extrema-direita espanhola, estava avisado para a possibilidade de provocações e não caiu no engodo. Os ultras foram-se embora; a manifestação começou.

Os pikolos foram, no geral, discretos - ao contrário do que é habitual por aquelas paragens. Ainda assim, a dada altura um jipe da Guarda Civil meteu-se no meio dos momotxorros que iam à frente da faixa principal da manifestação. O povo respondeu: «Nem vos queremos, nem precisamos de vocês».

Mesmo a terminar a mobilização, ouviu-se «Gora Altsasu eta gora Altsasuko gazteria!» [viva Altsasu e viva a juventude de Altsasu], seguido de um sonoro «Gora!» e uma grande salva de palmas.

Protesto nas ruas de Altsasu contra o circo mediático, político e policial [ahotsa.info]Ver: ahotsa.info [com mais fotos] / Ver tb: «Termina de caer la versión oficial de la pelea de Altsasu» (lahaine.org)