domingo, 16 de outubro de 2016

Jovens manifestaram-se contra o despejo da semana passada e a «habitação-negócio»

Mais de cem jovens manifestaram-se ontem na Alde Zaharra de Iruñea para reivindicar o direito à habitação e anunciar que vão continuar a recorrer à ocupação. A Polícia espanhola barrou-lhes a passagem na Praça do Castelo, quando se dirigiam para o Passeio Sarasate.

Por iniciativa do colectivo Hirekin, antes da manifestação realizou-se uma concentração na Rua Nabarreria, onde se leu um comunicado a denunciar a existência de milhares de casas vazias e a apoiar os jovens detidos na semana passada, na sequência da ocupação de uma casa abandonada no Passeio Sarasate.

Seguiu-se uma manifestação por várias ruas da Parte Velha da capital navarra em defesa do direito à habitação e da ocupação como recurso, no actual contexto da «habitação-negócio» e da existência de casas vazias. No segundo andar do número 18 da Rua Dormitaleria, abriram uma faixa gigante em que se lia «Ate guztiak irekitzen dituen giltza daukagu» [temos a chave que abre todas as portas].

Protesto contra o despejo da semana passda (ahotsa)A Polícia espanhola, que seguia a mobilização de perto, impediu-a de prosseguir na Gaztelu Plaza, quando os manifestantes se dirigiam para o Passeio Sarasate, tendo identificado alguns deles. Então, os jovens deram por concluída a mobilização, realizando mais tarde outras actividades na Alde Zaharra. / Ver: ahotsa.info [foto de ekinklik]