sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Morrem mais dois trabalhadores em acidentes laborais no País Basco

Com estes dois casos sobe para 47 o número de trabalhadores que perderam a vida, este ano, em acidentes laborais em Euskal Herria.
Um trabalhador de Barakaldo, de 34 anos, faleceu hoje, no Hospital de Gurutzeta, não resistindo aos ferimentos graves que sofreu ontem, quando trabalhava para a empresa Toro & Betolaza, no Porto de Zierbena (na zona de Bilbo). Esta tarde, os seus colegas já realizaram uma concentração de protesto frente às instalações da empresa, na zona portuária de Bilbo, em Santurtzi. Sindicatos e associações agendaram outra concentração para segunda-feira, às 19h30, na Praça Bide Onera, em Barakaldo.

Anteontem, um trabalhador donostiarra, de 42 anos, faleceu, também na sequência de um acidente laboral, na empresa Técnicas Hidráulicas, em Mungia (Bizkaia). Os sindicatos convocaram, para hoje, uma concentração de protesto contra a precariedade; a comissão de trabalhadores marcou uma paralisação de 24 horas para segunda-feira. / Ver: Berria

Leitura: «El sonido de la patronal vasca y su clase política» (BorrokaGaraiaDa)
Este joven trabajador muerto se une a otras tres personas más que han muerto en los últimos 15 días en Euskal Herria debido a los ahorros en costes de seguridad aprovechando la crisis, la precariedad laboral, los contratos basura, la falta de prevención y de derechos, los ritmos y presiones que impone el capital, en definitiva, tienen la firma de la patronal vasca y de los gobiernos que la sostienen.