sábado, 15 de outubro de 2016

Mais de 12 mil pessoas exigiram em Donostia a liberdade dos presos doentes

Mais de 12 mil pessoas mobilizaram-se esta tarde em defesa «do respeito pelos direitos dos presos com doenças graves e da sua libertação». A manifestação decorreu na capital guipuscoana, convocada pela organização Sare.

Antes de a manifestação arrancar, representantes da Sare afirmaram aos órgãos de comunicação que existem, actualmente, dez presos políticos bascos com doenças graves e sublinharam que a mobilização de hoje tinha como objectivo «iniciar uma activação social», bem como dos partidos políticos e das instituições sobre a questão.

Salientaram ainda que não pedem nada «que não esteja na legislação» e que querem «os presos doentes em casa e vivos». Criticaram ainda a atitude do Governo espanhol e «pediram ao Executivo do PP que cumpra as normas europeias» e ponha fim à «política vingativa». / Ver: naiz e Berria / Vídeo: manifestação em Donostia (ahotsa)

LUIS ANGEL GALARZA, KURRO, FOI LIBERTADO
O preso bilbaíno saiu ontem de manhã da cadeia de Valência III, depois de cumprir 24 anos de pena. Ali, era esperado por familiares e amigos, que o receberam com abraços, informou a Etxerat.

O bilbaíno, do bairro da Alde Zaharra [Parte Antiga], pôs-se a caminho de Euskal Herria e, ao fim da tarde, foi recebido por centenas de conterrâneos no Portal de Zamudio. Seguiu depois para Bilbo Zaharra [Bilbao La Vieja], onde a festa continuou rija, com brindes e emoção.

Não era caso para menos: o antigo militante da ETA e agora ex-preso regressa a casa um quarto de século depois. Foi detido em 1992 no bairro bilbaíno de Deustu. / Ver: uriola.eus

ALTSASUKO GAZTERIA AURRERA!
Elkartasun osoa Altsasuko gazteei! Atxilotuak askatu!
Indar okupatzaileak kanpora! Alde hemendik!