domingo, 9 de outubro de 2016

Jovens detidos na violenta operação policial de Iruñea acusados de «atentado à autoridade»

Os três jovens ontem detidos na sequência do despejo de um edifício ocupado no Passeio Sarasate, na capital navarra, foram libertados e acusados por um juiz da Audiência Provincial de Nafarroa de «atentado a agente da autoridade». Há inúmeras queixas da violência policial.

No sábado, um grupo de jovens reivindicou o direito à habitação e denunciou a especulação imobiliária, em Iruñea, tendo ocupado um edifício abandonado no Passeio Sarasate. A Polícia Municipal e a espanhola despejaram o edifício, tendo ferido várias pessoas e detido três.

Todos os detidos foram entretanto libertados, mas sendo acusados de «atentado a agente da autoridade». Um é ainda acusado de «usurpação de propriedade imóvel». O tribunal deu também ordens à Udaltzaingoa [Polícia Municipal] para que identifique mais gente que tenha participado na ocupação.

O Ministério Público pede 15 meses de cadeia para dois dos detidos, mais multas de 2250 euros para um e de 900 euros para outro. Para o terceiro, solicita a mesma pena e 1350 euros de multa.

O EH Bildu, bem como o sindicato ELA, denunciou a violenta actuação da Polícia Municipal, considerando-a «completamente desproporcionada» e uma «imagem de tempos passados». Por seu lado, a UPN deu todo o apoio às forças policiais. / Ver: Berria [na imagem: manifestação, ontem, em Iruñea.]