quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Milhares de estudantes manifestaram-se no País Basco contra a LOMCE e o sistema de avaliação

Os sindicatos ELA e Steilas, e a coligação EH Bildu aderiram à jornada de luta convocada pelo Sindicato de Estudantes a nível do Estado espanhol. O LAB e a Ikasle Abertzaleak não aderiram, por considerarem que as mobilizações «se enquadram numa lógica estatal». Apesar disso, em Bilbo e Iruñea, os estudantes manifestaram-se em força contra as reformas do PP no ensino.

Milhares de estudantes manifestaram-se nas ruas do País Basco Sul contra as reformas do PP no ensino, incluindo o sistema de avaliação, e «em defesa de uma educação digna». Para os estudantes, está em causa o seu futuro.

Numa nota, denunciam que o novo sistema de avaliação, «franquista», multiplica a quantidade de filtros, de forma que «centenas de milhares de estudantes de famílias com menos posses não tenham hipóteses de obter formação e sejam expulsos do mercado laboral quanto antes».

Em seu entender, as reformas do PP não visam a «melhoria da qualidade educativa». Isso, afirmam, seria alcançado com «investimento na educação pública, em recursos humanos e materiais que garantam condições de ensino dignas» – o oposto da política do PP, que cortou milhares de milhões de euros no sector, despediu dezenas de milhares de professores e aumentou brutalmente as propinas. / Ver: ecuador etxea 1 e 2 [com muitas fotos]