domingo, 2 de outubro de 2016

Marcha montanhista ao centro geográfico de Euskal Herria

Organizada pela Rede Independentistak, a Iratxo mendi taldea, de Irurtzun, e a Sakanako mendizaleak, realiza-se, dia 9, uma marcha de montanha ao centro geográfico de Euskal Herria. O mundo da montanha tem forte presença na iniciativa, que visa aprofundar a noção da territorialidade basca.

A marcha parte de três locais – Irañeta, Senosiain e Unanu. As três colunas irão juntar-se no marco que assinala o centro geográfico de Euskal Herria, onde, pelas 11h30, terá lugar uma cerimónia.

O centro geográfico de Euskal Herria ficou definido em 2004, na sequência de um estudo realizado por Félix Isasa. Localiza-se na serra de Andia, perto do alto do monte Beriain, em Olibesario, a 1236 metros de altitude.

Já se realizaram várias marchas ao centro geográfico. A de 2011, em que a Rede Independentistak se associou a grupos de montanhistas de Sakana, teve grande êxito, mas o evento só foi retomado o ano passado. Então, os seus promotores decidiram levá-lo a cabo todos os anos. / Mais info: lahaine.org e ahotsa.info