terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Acidente de dois amigos de Ramón Uribe depois de o visitarem em Salamanca

Dois amigos do preso político usurbildarra Ramón Uribe Navarro, encarcerado em Topas (Salamanca), sofreram um acidente no domingo quando regressavam de uma visita.
Na sequência do acidente, que ocorreu em Miranda de Ebro, um dos amigos de Uribe ficou com problemas nas costas. Fizeram o resto da viagem de táxi, «com a despesa acrescida que tal representa», informou a Etxerat. Em 2010, os familiares dos presos viram-se envolvidos em catorze acidentes de viação relacionados com a política de dispersão penitenciária.

Por outro lado, cem pessoas denunciaram ontem em Iruñea a política de dispersão e o isolamento a que os presos são submetidos; em Añorga juntaram-se 40 pessoas, 23 em Altza, 19 em Otxarkoaga (Bilbo), 17 em Zaldibar, 48 em Laudio, 16 em Legorreta, 35 em Trintxerpe, 21 em Ordizia, 25 em Ataun, 12 em Abadiño, 25 em Bermeo, 25 em Zaldibia e 20 em Zorrotza.
Fonte: Gara
Vídeo da concentração da Etxerat em frente à Delegação do Governo em Iruñea: apurtu.org

Os dois jovens de Zarautz que foram alvo de uma denúncia anónima não vão para a prisão
Aritz Labiano e Haritz Gartxotenea, os dois jovenes de Zarautz (Gipuzkoa) que foram condenados a um ano de prisão por «enaltecimento do terrorismo» com base numa denúncia anónima não vão para a prisão, enquanto aguardam que o Supremo Tribunal espanhol se pronuncie sobre a sentença da Audiência Nacional.
Esta decisão foi tomada ontem por um juiz da AN espanhola, que não atendeu ao pedido do Ministério Público e também não decretou o pagamento de qualquer fiança a Labiano e a Gartxotenea. Não obstante, nenhum deles pode sair do Estado espanhol e ambos têm de se apresentar semanalmente em tribunal.
Ainhoa Baglieto, advogada de Labiano e Gartxotenea, pediu que não fossem encarcerados, argumentando que não existe risco de fuga e que a pena a que foram condenados é de um ano, pelo que a prisão preventiva não se justifica.
Notícia completa: Gara