sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Dispertsiorik ez!!!: homenagem sentida a Karmele Solaguren no sexto aniversário da sua morte

Cerca de 300 pessoas participaram na quarta-feira, em Barañain (Nafarroa), numa manifestação em memória de Karmele Solaguren, que faleceu há seis anos num acidente de viação, quando se dirigia para Madrid para visitar o filho que se encontrava na prisão.

A marcha partiu da Praça do Município de Barañain às 18h00 e tinha como lema «Dispertsiorik ez. Karmele, gogoan zaitugu» (Não à dispersão. Karmele, lembramo-nos de ti), e nela se fizeram ouvir palavras de ordem a favor da libertação dos presos e das presas políticas bascas, bem como exigindo o fim da política de dispersão. Depois de percorrer as ruas do município, a manifestação terminou na Rotunda da Amnistia, local onde se prestou uma sentida homenagem à falecida e àqueles que lhe são próximos.

Ali, procedeu-se à colocação de um novo monólito sua memória e homenagem - o anterior foi dali retirado há três anos pelo grupo municipal do NaBai -, junto ao qual foi colocado um ramo de flores. No acto, em que estava presente José Luis Guerra, viúvo de Karmele e também ferido no acidente, dançou-se um aurresku em memória desta vítima da política penitenciária do Estado espanhol.

Durante as intervenções que tiveram lugar, uma representante da Etxerat evocou a figura Karmele de forma emocionada, e lembrou o facto de a política de dispersão já ter causado a morte de 16 familiares. Também falou um representante do Movimento pró-Amnistia (intervenção completa aqui).

No dia 6 de Dezembro de 2004, Karmele Solaguren, de 57 anos, faleceu num acidente de viação ocorrido em Noviercas (Soria), quando ia visitar o seu filho Ekain Guerra, que se encontrava encarcerado na prisão madrilena de Alacalá Meco. O seu marido, Jose Luís Guerra, que viajava com ela, ficou gravemente ferido. O barañaindarra Ekain Guerra tinha sido detido pelas Forças de Segurança espanholas em Outubro de 2003 numa das chamadas «operações preventivas», e foi posto em liberdade, sem acusações, dois anos mais tarde. Então, a infelicidade bateu novamente à porta desta família, uma vez que o jovem perdeu a vida depois de cair de bicicleta e ao ser atropelado por um viatura, em Iruñea.

«Karmele, gogoan zaitugu»

Fonte: apurtu.org

Mais fotos: Karmele, sei urte