terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Otegi afirma que a ETA «está preparada para participar numa estratégia pacífica»

A organização armada ETA está preparada para «abandonar a violência e participar numa estratégia pacífica para criar um estado basco independente». Esta afirmação foi feita por Arnaldo Otegi nas respostas às questões enviadas para a prisão pelo diário norte-americano The Wall Street Journal.

As declarações de Otegi, que de acordo com o diário foram efectuadas por escrito na prisão, em que permanece desde Outubro de 2009, têm lugar num momento em que se especula sobre a publicação de um comunicado por parte da ETA, no qual poderia anunciar o abandono definitivo das armas.

No entanto, Otegi, que o diário identifica como «um negociador-chave nas conversações de paz mantidas com o Governo espanhol no passado», não confirma que a ETA esteja a preparar o anúncio, sugerindo antes que «próximos acontecimentos» irão aumentar a pressão sobre o Governo espanhol para que se encontre uma solução negociada para o final do conflito.
Notícia completa: Gara

Entretanto já se ouviram vozes das bandas do imobilismo situacionista-repressivo. Um, que é vice e ministro, já disse não encontrar novidades na entrevista ao ex-porta-voz do Batasuna; o Governo de Lakua alinhou pela mesma bitola, afirmando que as declarações de Otegi não trazem nada de novo.