quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Moreno: «A cada passo que dá, a esquerda abertzale vai deixando o Estado a nu»


Em Iruñea, os independentistas Txelui Moreno, Marine Pueyo e Xanti Kiroga reuniram-se com a imprensa durante um pequeno-almoço de trabalho, em que abordaram os acontecimentos dos últimos meses.

Durante o encontro, Moreno afirmou que «cada passo dado pela esquerda abertzale vai deixando o Governo a nu, porque o Governo se vestiu com uma estratégia de criminalização que usa para cobrir as suas vergonhas».

Salientou que «os passos que estão a ser dados por uma das partes do conflito são muito importantes», mas que a outra parte «vai na direcção contrária», aludindo desta forma às detenções e denúncias de tortura e sequestro.

Neste contexto, sublinhou «o potencial do Acordo de Gernika, que denuncia esses dois tipos de violência e pede aos agentes que não promovam essa violência».

Reiteraram o desafio eleitoral dirigido ao EA, ao Aralar e aos sectores progressistas e abertzales de Nafarroa com o único propósito de alcançar a mudança e quiseram deixar claro que «nunca falaram em romper o Nafarroa Bai».

Precisaram que o seu objectivo é o de «criar uma coligação forte que possa ser determinante num processo eleitoral e que possa fazer frente à direita navarra». Por isso, porque aspiram a mais, consideram insuficientes as bases do NaBai.
Fonte: Gara

Ver também: «Kiroga insiste na articulação de uma proposta abertzale e de esquerda em Nafarroa» (Gara)
Dezenas de pessoas participaram no sábado passado nos cinemas Carlos III, em Iruñea, num debate sobre o projecto dos princípios programáticos para a unidade de acção de esquerda, progressista e abertzale em Nafarroa.