segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Um grupo de conhecidos artistas exige a salvação do museu Chillida Leku


Um grupo de artistas prestigiados, entre os que se encontram os bascos Jesús Mari Lazkano e Andrés Nagel e no qual figuram representantes de diferentes disciplinas artísticas, subscreveu um comunicado no qual expressa a sua «tristeza e indignação» face à «negligência» do Governo de Lakua, que «permite que o museu Chillida Leku vá desaparecer no próximo dia 1 de Janeiro se não forem tomadas medidas urgentes para o impedir».

Exigem às autoridades que intervenham para evitar o encerramento do museu Chillida Leku, em Hernani, porque é um «lugar extraordinário, um conjunto único e indissociável, concebido como um trabalho de autor por um dos maiores artistas do século XX: Eduardo Chillida, com uma obra de repercussão internacional, é uma figura imprescindível para entender a história da escultura», defendem.
Os artistas mostram-se «preocupados» com o «silêncio» mantido até agora pelas autoridades competentes sobre a situação do museu guipuscoano. «A arte não é um luxo, nem sequer em tempos de crise», sustentam os artistas.
Notícia completa: Gara