sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Direitos dos presos: adesões à manifestação de dia 8 e concentrações por todo o País Basco, hoje, última sexta-feira do mês

31 de Dezembro de 2010: na última sexta-feira do mês e do ano, haverá mobilizações pelos direitos dos presos políticos bascos em todos os bairros e localidades de Euskal Herria, tendo como lema «Etxean nahi ditugu!» (etengabe)

«A Etxerat pede a Euskal Herria que ilumine as suas ruas no dia 31» (boltxe.info)

Entretanto, multiplicam-se as adesões à manifestação que terá lugar no próximo dia 8 em Bilbo em defesa dos direitos dos presos, com o lema «Egin dezagun urratsa».
O sindicato Hiru, num comunicado em que expressa tanto a sua adesão às concentrações de hoje como à manifestação de dia 8 em Bilbo, assinala que o fim da política de dispersão dos presos políticos bascos e o respeito pelos seus direitos, tanto individuais como colectivos, são um passo fundamental para alcançar a normalização política e a paz no nosso país», sublinhando que a «cruel» política penitenciária que é aplicada aos prisioneiros e aos seus familiares constitui «uma grave violação dos direitos humanos».

«O único objectivo das medidas penitenciárias especiais que são aplicadas aos presos e às suas famílias é o exercer a vingança e fazer alastrar a dor», afirma-se no comunicado, antes de recordar que «a sociedade basca exigiu em inúmeras ocasiões o fim dessas políticas, o fim da dispersão e do isolamento dos presos, a libertação das pessoas doentes e das que cumpriram as suas penas, e o fim do acosso aos familiares».
Por seu lado, a esquerda abertzale expressou o seu apoio em frente aos muros da prisão de Basauri, onde se encontram três presos políticos gravemente doentes, e pediu a todas as pessoas que desejam que «este processo avance» que participem na manifestação de Bilbo.
«O contributo que o Colectivo de Presos Políticos Bascos (EPPK) possa vir a fazer para o processo que iniciámos, na nova fase que se abriu em Euskal Herria com vista ao processo democrático, é imprescindível», declarou Miren Legorburu, que exigiu ainda o fim da «criminosa» política penitenciária.

Também o sindicato ELA expressou ontem de forma oficial o seu apoio à manifestação de dia 8, num comunicado em que afirma que «é necessário acabar com a política de dispersão e isolamento», exige «o respeito pelos direitos de todas as pessoas presas» e pede apoio para as iniciativas que hoje se venham a realizar para alcançar esse objectivo.

Mais adesões em Nafarroa
Para além disso, ontem ao meio-dia diversos colectivos e pessoas, a título individual, reuniram-se na Plaza del Castillo, em Iruñea, para expressar o seu apoio à manifestação de Bilbo. Embora sejam esperadas novas adesões e estas se continuem a fazer através da Internet, a iniciativa da Etxerat já conseguiu um número considerável de apoios em Nafarroa.
Entre os colectivos navarros que já aderiram a esta mobilização estão a Sasoia, a fundação Orreaga, Emakume Internazionalistak, Sortzen, Ahaztuak, KEM-MOC e Indar Gorri. Também aderem entidades de carácter local como gazte asanbladas de Iruñerria, Leitzaldea ou Altsasu, bem como sociedades de Arbizu e Agoitz.
Também anunciaram a sua presença em Bilbo dezenas de profissionais navarros de diversas áreas, como a cultura, o desporto, a educação ou o euskara, bem como jornalistas de vários órgãos de comunicação.
Fonte: Gara e Gara