quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Olentzeros e marchas até às prisões pelos presos durante estes dias


O período de Natal encontra-se mais uma vez repleto de actividades de apoio aos presos políticos bascos. O Movimento pró-Amnistia salientou que na quinta-feira à tarde haverá uma manifestação entre Burlata e Atarrabia (Nafarroa). Um dia depois estão previstas concentrações em muitas localidades e apoios aos presos nos desfiles do Olentzero. Para domingo, dia 26, foram anunciadas marchas até às prisões de Basauri e Martutene, além do tradicional coro pelos presos na Txantrea (bairro de Iruñea). «Temos de criar um compromisso colectivo gigantesco nestes próximos meses», diz o Movimento pró-Amnistia.
Na segunda-feira à noite, pelos presos, 72 pessoas concentraram-se em Ondarroa, 58 em Laudio, 42 em Iurreta, 23 em Ataun, 20 em Zaldibia, Zorrotza e Bermeo, 19 em Altza, 18 em Otxarkoaga, 11 em Añorga e 8 em Euba.

Ainda relativamente a Olentzeros, o Movimento pró-Amnistia fez saber que a Câmara Municipal de Irun (Gipuzkoa) censurou aquele que a associação Etxerat levou à exposição de Olentzeros organizada pelo próprio município e que está a decorrer nesta altura na Amaia Kultur Etxea (de 16 a 26 do corrente). Foi para ali levado no dia 15 e dali retirado no dia seguinte, tão manifestos eram os sinais de solidariedade com os presos e refugiados políticos.
Fonte: Gara e askatu.org

Juan Carlos Rekarte, que foi entregue pelo México, encontra-se em isolamento
Juan Carlos Rekarte, que foi entregue pelo México há três semanas, encontra-se em situação de total isolamento e em muito más condições em Soto del Real, segundo fez saber o Movimento pró-Amnistia.
Ao contrário dos seus companheiros, que se encontram aos pares, Rekarte está totalmente sozinho numa secção, só sai para o pátio e não lhe foi dada roupa adequada para combater o frio. «Não tem nada na cela. Nem livros, nem envelopes, nem selos... nada. Os seus familiares enviaram-lhe um volume com roupa e imprensa, um livro e sapatos. Só lhe deram a roupa dez dias depois, os jornais chegaram ainda mais tarde e o livro desapareceu», refere o Movimento pró-Amnistia. E colocam-lhe obstáculos quando precisa de telefonar e para receber dinheiro.
Fonte: Gara

Em seis meses, Ares não puniu o agente que partiu a placa em memória de Muruetagoiena
O Departamento do Interior anda há mais de seis meses a tratar do processo contra o agente que «parece» que na noite de 8 para 9 de Maio atacou e escavacou a placa em homenagem a Esteban Muruetagoiena colocada no centro de saúde de Oiartzun (Gipuzkoa). Em Junho, Rodolfo Ares anunciou no Parlamento de Gasteiz que tinha sido aberta uma investigação, mas, tal como acaba de confirmar à Câmara, ainda nem sequer foi redigido o «rol de acusações» e a proposta de sanção.
Iñaki IRIONDO
VER: Gara