Moradores e moradoras de Donibane (Iruñea) denunciaram a «brutal» carga da Polícia espanhola na sexta-feira passada durante o acto de boas-vindas a Araitz Amatria e Sergio Boada e anunciaram que vão levar o caso a tribunal.
Os habitantes do bairro iruindarra de Donibane estiveram acompanhados pelos ex-presos Sergio Boada e Araitz Amatria, em cujo ongi etorri ocorreu a carga policial, e do membro do Movimento pró-Amnistia Josu Esparza.
Um dos moradores contou o que se passou na sexta-feira e mostrou fotografias das feridas causadas pela carga, bem como relatórios médicos e um vídeo que mostra o momento da carga. Com tudo isso, prevêm apresentar uma queixa em tribunal.
Por seu lado, o Movimento pró-Amnistia afirmou que a Polícia espanhola «acabou com o acto» de boas-vindas a Amatria e Boada «sem nenhuma justificação, espancou de forma cobarde e indiscriminada as pessoas que fugiam daquela selvajaria e também outras que por ali passavam».
Esparza salientou que aquilo que aconteceu «é mais uma amostra da situação de violência permanente exercida sobre o independentismo, e que acaba por afectar toda a sociedade com uma escandalosa limitação de direitos civis e políticos».
Por isso, sublinhou que «já vai sendo hora de o Governo desmontar toda essa engrenagem de estado de excepção encoberto, e de se atrever a confrontar democraticamente com o independentismo».Fonte: Gara
Ver também: «Brutalidade e crueldade em Donibane» (Gara)
Reportagem da Apurtu Telebista
Fonte: apurtu.org