sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A AN espanhola absolve Otegi, Permach e Álvarez e admite que em Anoeta se defendeu uma proposta de paz

A Audiência Nacional espanhola absolveu Arnaldo Otegi, Joseba Permach e Joseba Álvarez do crime de «enaltecimento do terrorismo», que lhes foi imputado pela participação no comício político no Velódromo de Anoeta de Novembro de 2004 e por cuja alegada prática a Procuradoria solicitava 18 meses de prisão e o Foro de Ermua (acusação popular) dois anos. A sentença ressalta que Otegi defendeu no comício a «necessidade de um processo de diálogo e negociação de maneira pacífica e democrática» e critica a investigação da Guarda Civil, que «apenas contém meras deduções».


O tribunal decidiu a absolvição ao entender que existem «sérias dúvidas» de que Permach, Otegi e Álvarez tenham exibido imagens de militantes da ETA e distribuído boletins da organização armada, como sustentavam as acusações.
A Sala afirma que no Direito penal a responsabilidade apenas pode ser exigida aos autores concretos da prática criminosa e que essa responsabilidade não pode abranger as práticas imputáveis a terceiros.
Os três dirigentes independentistas foram julgados a 12 e 13 de Novembro pela participação no comício que decorreu no dia 14 de Novembro de 2004 no Velódromo de Anoeta, no qual a esquerda abertzale apresentou a sua proposta de resolução do conflito.
Fonte: Gara via kaosenlared.net

Nota da esquerda abertzale sobre a absolvição de Otegi, Permach e Alvarez (ezkerabertzalea.info)

Editorial: «Desaparición sin margen de duda» (Gara)

E a legenda da euronews há coisa de um mês a propósito deste... desta... deste... julgamento, antes de mostrarem Arnaldo Otegi a falar: «España: terrorismo». Aitaaa, ze txarrak!