segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Milhares de bascos em Iparralde contra o TGV

Milhares de bascos, tanto de Hegoalde como de Iparralde [do Sul e do Norte do País Basco], estiveram presentes nas ruas de Baiona no sábado passado para dizer NÃO ao macroprojecto do TGV.

A manifestação partiu às 16h30 em ponto, precedida por 130 tractores provenientes de diversos pontos de Lapurdi, tendo por lema «AHTrik Ez», ou seja, «Não ao TGV».

Entre os milhares de pessoas presentes encontravam-se cargos públicos de Iparralde, que assim mostraram a sua discordância com a imposição do TGV, por parte do Estado francês, ao País Basco Norte.

A plataforma AHT Gelditu! Elkarlana, que tinha feito um apelo à participação na mobilização, também não faltou, e denunciou publicamente a morte de um trabalhador nas obras deste projecto em Gipuzkoa.

Numa breve intervenção no final da marcha, Michel Hiriarte afirmou que, apesar de a oposição ao TGV ser maioritária, a voz do povo não é ouvido pelo Governo francês (tal como acontece no Estado espanhol, em que se ignora a oposição dos cidadãos ao macroprojecto).

No entanto, com paciência e argumentos, afirmou, é possível vencer esta luta em defesa da terra e contra os macroprojectos dos estados.
Fonte: boltxe.info via lahaine.org

Reportagem fotográfica: Ekinklik Argazkiak