quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Um juiz espanhol obriga a Câmara Municipal de Durango a remover a placa de «Txiki y Otaegi»


O poder judicial é um dos órgãos do Estado genocida franquista que ficaram impunes após a morte do ditador fascista. «De aquellos polvos, estos lodos...»
Durango * E.H.
O Tribunal do Contencioso Administrativo n.º 3 de Bilbau obriga o Município de Durango a proceder à «imediata retirada» da placa em homenagem aos lutadores antifascistas «Txiki y Otaegi», que dá nome à praça principal da localidade, e de um outra, colocada na Praça Santa Ana, em sua memória.
Fonte: SareAntifaxista

Ver também: «Durango deve retirar a placa de Txiki e Otaegi, por mandato espanhol» (boltxe.info)

Em Donostia, funcionários municipais apagaram um mural que figurava Argala no gaztetxe Kortxoenea
Depois de na semana passada desconhecidos terem apagado, de noite, o mural em que surgia figurado o anarquista Lucio Urtubia, também neste gaztetxe do bairro de Gros, desta vez foram funcionários municipais de Donostia a apagar o de Argala (na foto), sem apresentarem qualquer autorização para tal e numa parede «privada», segundo denunciaram pessoas do colectivo juvenil.
Notícia completa: Berria

José Miguel Beñarán Ordeñana, «Argala», dirigente da ETA, ideólogo independentista, que deixou uma marca indelével na história de Euskal Herria (e também na do fascismo espanhol), foi assassinado pelo Batallón Vasco-Español em Dezembro de 1978, em Angelu (Lapurdi). Pelos vistos, continua a ser difícil de tragar como vítima.