A Audiência Nacional espanhola começará a julgar no dia 27 de Junho o chamado «caso Bateragune». No banco dos réus estarão sentados os dirigentes independentistas Arnaldo Otegi, Rafa Díez, Miren Zabaleta, Sonia Jacinto, Arkaitz Rodríguez, Txelui Moreno, Amaia Esnal e José Manuel Serra, que foram detidos a 13 de Outubro de 2009.
De acordo com informações veiculadas pelo tribunal especial espanhol, a audiência oral foi marcada para os dias 27, 28, 29 e 30 de Junho, e 1, 4, 5, 6 e 7 de Julho. Os oito arguidos serão julgados no âmbito do chamado «caso Bateragune», que, para a AN espanhola, funcionava como «órgão de construção do pólo soberanista sob o controlo da ETA».
A Procuradoria espanhola pede 10 anos de prisão para Otegi, Díez e os outros seis arguidos, acusando os oito independentistas da alegada prática do crime de «integração em organização terrorista» por promoverem «uma aliança independentista que tinha por finalidade apelar à incorporação de forças políticas como Eusko Alkartasuna, Aralar, Abertzaleen Batasuna e ELA no espaço de luta no confronto entre Euskal Herria e o Estado».
Os oito bascos serão julgados pelo tribunal composto pelos magistrados Ángela Murillo, Teresa Palacios e Juan Francisco Martel.
Fonte: GaraVer também: «Oito bascos vão a julgamento por fazerem política» (boltxe.info)