quinta-feira, 26 de maio de 2011

O Tribunal de Pau recusa a liberdade provisória a Gorka Betolaza

O Tribunal de Apelação de Pau não concedeu, esta terça-feira, a liberdade provisória a Gorka Betolaza, tendo adiado até 31 de Maio a apreciação do mandado europeu de detenção emitido pelos espanhóis contra ele, de acordo com fontes judiciais citadas pela agência Efe. Betolaza foi detido no dia 18 de Maio pela Polícia francesa em Kanbo (Lapurdi), em função do referido mandado europeu, para que cumpra uma pena de quatro anos a que a AN espanhola o condenou. Enquanto aguarda pela decisão judicial, encontra-se encarcerado na prisão de Seysses, segundo informou o Movimento pró-Amnistia.
Por outro lado, 110 pessoas concentraram-se na terça-feira em frente ao Arriaga, em Bilbo, em defesa dos presos. Na segunda-feira, houve mobilizações em Gernika (51), Bermeo (35), Iurreta (55), Ondarroa (82), Abadiño (14), Euba (18), Zaldibar (19), Zorrotza (24), Otxarkoaga (23), Pasai San Pedro-Trintxerpe (32), Ataun (25), Ordizia (32), Zaldibia (22), Oiartzun (81), Astigarraga (16), Altza (28) e Añorga (19).
Fonte: Gara e askatu.org

Seis pessoas condenadas pelos incidentes numa manifestação a favor dos direitos dos presos bascos
Seis pessoas foram multadas e condenadas a penas de prisão pelo Tribunal de Gipuzkoa, acusadas de provocarem os confrontos que ocorreram na manifestação de 14 de Setembro de 2008, em Donostia, em defesa dos direitos dos presos bascos. O Departamento do Interior de Lakua tinha proibido a marcha, considerando que por trás estavam organizações ilegalizadas. Apesar disso, milhares de pessoas juntaram-se para reclamar os direitos dos presos.
A Ertzaintza não deixou que manifestação se realizasse, e começaram os incidentes. A Polícia deteve cinco pessoas, tendo outras cinco sido imputadas por alegadas multas. O juiz aceitou a versão da Ertzaintza; ou seja, que os manifestantes atiraram cadeiras, garrafas e outras coisas mais contra a Polícia na Alde Zaharra.
De acordo com a agência Efe, os arguidos admitiram em tribunal ter participado nos confrontos, pelo que o pedido da Procuradoria foi aprovado. A pena maior foi de um ano de prisão; a mais pequena, uma multa de 30 euros.
Há um ano, por causa dos incidentes de 2008 outras duas pessoas foram condenadas a um ano e cinco meses de prisão.
Todos os anos, no segundo domingo das Regatas da Kontxa [Kontxako Estropadak], fazia-se uma manifestação em Donostia pelos direitos dos presos. Nos últimos anos, o Governo de Lakua passou a proibi-la.
Fonte: Berria

A Guarda Civil detém o ex-preso político Iñaki Gracia
De acordo com a agência Europa Press, que cita fontes policiais, Iñaki Gracia foi detido ontem pela Guarda Civil, por volta do meio-dia no bairro de Behobia, em Irun (Gipuzkoa). A detenção deu-se quando seguia de carro com um familiar, tendo a Guarda Civil utilizado um helicóptero.
A detenção terá ocorrido depois de a Procuradoria da Audiência Nacional o ter solicitado na terça-feira. As mesmas fontes referem que o tribunal especial espanhol liga o habitante de Errenteria ao sequestro do funcionário prisional José Antonio Ortega Lara, na sequência da reabertura de um processo, em Fevereiro deste ano, a instâncias da Dignidad y Justicia.
Ontem à tarde, vários meios de comunicação espanhóis afirmavam que o detido se encontrava no quartel da Guarda Civil em Intxaurrondo, à espera de ser transferido para Madrid. Entretanto, O Movimento pró-Amnistia já veio informar que será presente a tribunal, amanhã, acompanhado pelo seu advogado.
Gracia foi posto em liberdade em Abril do ano passado, depois de ter cumprido uma pena de dez anos de prisão. Foi detido em 2000 no Estado francês e em 2008 foi extraditado para o Estado espanhol, onde foi encarcerado. O tribunal especial deixou-o em liberdade em 2010, ao considerar que os tribunais franceses já o tinham julgado e condenado no mesmo processo. (Na imagem, o ongi etorri em Orereta, quando da sua libertação.)
Fonte: Gara

Em Bermeo, quatro jovens foram identificados e imputados
No dia 19 de Junho, o bermeotarra Elias Fernandez cumpre 25 anos de prisão e, para assinalar e denunciar esse facto, estão a ser organizadas diversas iniciativas em Bermeo (Bizkaia). Uma delas consistiu em pintar um mural para denunciar a situação de Elias e expressar-lhe solidariedade.
No entanto, de acordo com fontes de Bermeo, o autarca em funções, Xabier Legarreta (PNV), parece não ter gostado do que viu, tendo chamado a Ertzaintza quando os jovens estavam a pintar o mural. Quatro deles foram identificados e imputados.
Fonte: askatu.org

Arnaldo Otegi aske! Arnaldo Otegi livre!
Liberdade para o preso político Arnaldo OTEGI!