sábado, 14 de maio de 2011

Sindicalistas do LAB de Oarsoaldea reclamaram o regresso a casa dos presos

Na quinta-feira ao meio-dia, houve uma concentração em Zumardia, onde se juntaram vários sindicalistas da comarca. O sindicato LAB está a organizar iniciativas semelhantes em múltiplas localidades.
Fonte: askatu.org

Itziar Moreno abandonou a greve de fome
A presa política basca Itziar Moreno, que se encontra encarcerada em Dijon, iniciou a greve de fome no dia 1 de Maio para acabar com a situação de isolamento em que se encontra.
De acordo com o Movimento pró-Amnistia, a juíza Laurence Levert deu ordens para que se pusesse fim ao isolamento, pelo que a prisioneira basca terminou o jejum na terça-feira passada. No entanto, como essa situação ainda se mantém, ela já fez saber que poderá retomar o protesto.
Para ontem, às 20h00, estava prevista uma mobilização no bairro de San Inazio, em Bilbo, para denunciar a situação de Moreno.
Fonte: Gara e askatu.org

Iniciativas pelos direitos dos presos em Hendaia e Kanbo
Este sábado, tem lugar o já habitual campeonato de futbito a favor dos direitos dos presos políticos bascos, no campo desportivo de Ondarraitz, em Hendaia. Depois da jogatana, há almoçarada e convívio.
Para o mesmo dia, em Kanbo (também em Lapurdi), está marcado o dia pelos presos e refugiados, no qual serão especialmente lembrados a conterrânea Lorentxa Beyrie (há dez anos na cadeia) e o seu marido, Aitzol Gogorza, que se encontra há doze anos na mesma situação. O programa é preenchido: tem início previsto para as 11h00 e deve acabar já noite dentro, com os concertos dos Des Kontrol, Red Hot Nipples e de uma banda surpresa.
Fonte: Gara e askatu.org