sábado, 28 de maio de 2011

Convocam um fechamento de cinco dias em Donostia contra a criminalização da juventude independentista

Dezenas de jovens que nos últimos anos foram detidos e encarcerados no âmbito das operações policiais contra a juventude independentista basca deram uma conferência de imprensa esta manhã, em Usurbil (Gipuzkoa), para dar conta do fechamento que vão empreender em Donostia entres os dias 6 e 10 de Junho.

Na conferência de imprensa, altamente participada e na qual também estiveram presentes familiares e representantes de diversas organizações, foi lido um manifesto. Nele, lembram que «chama bastante a atenção o facto de que desde 2009, quando a esquerda abertzale apostou na abertura de um processo democrático, tenham sido detidos 100 jovens – 230 em três anos –, 90 dos quais foram encarcerados, tendo pelo menos 64 deles denunciado maus tratos durante o período de incomunicação».

«É o regime de incomunicação que torna possível a tortura, precisamente. A Polícia utiliza o período de incomunicação com um objectivo claro: por um lado, procuram que o detido se dê como culpado e, por outro, procuram os nomes de jovens e companheiros que estão na rua. São impressionantes as longas listas negras que criaram tendo por base estas torturas», afirmaram.

Esne Beltza, Betagarri, Ze Esatek!...
«Por sonhar com a independência e o socialismo, ou por lutar a favor de um país livre e mais justo, somos perseguidos. Todas estas operações têm um claro objectivo: fazer alastrar o medo entre a juventude e a desactivar a dissidência política», referiram na conferência de imprensa de Usurbil.

Assim, defendendo a sua militância política, insistiram na ideia de que «os jovens de Euskal Herria não estão dispostos a silenciar a sua actividade política».

E, nesse contexto, anunciaram que os jovens que foram alvo de criminalização, juntamente com diversas organizações, vão participar num fechamento em Donostia, de 6 a 10 de Junho, como forma de protesto. E no dia seguinte, 11 de Junho, em Usurbil, haverá um acto político, e concertos a partir das 18h30 no frontão municipal.
Entre outros, estarão presentes os grupos musicais Esne Beltza, Betagarri, Kaotiko, Vendetta e Ze Esatek!.
Fonte: Gara
Ver também: «Moradores e moradoras da Txantrea (Iruñea) exigem o fim das listas negras e da perseguição política» (ateakireki.com)