segunda-feira, 30 de maio de 2011

«1512an konkistatuak, 2012an bizirik» / Em 1512 conquistados, em 2012 vivos

A iniciativa 1512-2012 Nafarroa Bizirik está a organizar um festival para o dia 5 de Junho, que juntará a reivindicação e a festa. O lema do encontro será «1512an konkistatuak, 2012an Bizirik!».

No espaço da festa, que irá decorrer na Parte Velha de Iruñea, haverá diferentes zonas. Uma delas será dedicada à história e à memória, e nela se juntarão editoriais e grupos sociais que trabalham nessas áreas (Pamiela, Txalaparta, Nabarralde, Eguzki Bideoak, Ahaztuak, Euskal Memoria…). Noutra zona, os txikis da casa poderão divertir-se com jogos, espaços preparados para eles, danças... Numa outra área, o protagonismo será dado ao desporto rural, e na última zona poderemos ouvir em directo diferentes grupos que participaram na colectânea musical relacionada com a Conquista de Navarra (Siroka, Los Zopilotes Txirriaos, Skatu, El trono de Judas, Ipar Folk…).

O encontro terá início às onze da manhã com uma kalejira festiva, que irá atravessar diversas ruas da Alde Zaharra e na qual participarão zancos, kilikis, gaiteros, zanpantzar, dantzaris... Às 13h30 terá lugar o acto central, que incluirá uma pequena homenagem aos historiadores que trabalharam e trabalham pela recuperação da história do nosso povo. Depois, seguir-se-á o almoço.

Sobre esta festival, ver notícias também em Gara e nabarreria.com