quinta-feira, 26 de maio de 2011

A juventude de Lizarra vem para a rua contra a portaria municipal que «limita as liberdades»

No fim-de-semana passado, a juventude de Lizarra (Nafarroa) veio para as ruas para dar início à campanha contra a portaria municipal, aprovada pela Câmara Municipal faz agora 2 anos. «Consideramos que a rua é de tod@s e damos informações sobre a portaria municipal, coisa que o Município nunca fez», referem.
Enquanto distribuíam propaganda (faixas, autocolantes, cartazes, panfletos...), no sábado, às 19h30, organizaram um concerto na Rua Nabarreria «para mostrar que isto é a sério».
Antes de o concerto começar, quando estavam a montar o equipamento musical, «apareceram dois munipas com a intenção de correr connosco dali, porque não tínhamos autorização. Parecia que não íamos poder dar ambiente, mas, depois de conversarmos um bocado, pedimos-lhes que se fossem embora e eles assim fizeram. Demos a volta à portaria municipal e, por umas horas, recuperámos o que era nosso, a rua», contam.
«Isto foi apenas o princípio; nos próximos dias, semanas, meses... faremos muitas outras actividades. Assim, aparece no gaztetxe, divulga as tuas ideias e mãos à obra».

A nova portaria
Com a portaria municipal aprovada pela Câmara, a juventude de Lizarra afirma que «nos estão a limitar as nossas liberdades. Temos de pedir autorização e aguentar as condições absurdas do Município para organizar actividades na localidade, multam-nos por informarmos as pessoas...».
Garantem, no entanto, que daqui em diante isto vai ser diferente: «pedimos às pessoas que venham para as ruas. Todas aquelas actividades que tornaram ilegais (colar cartazes, fazer murais, organizar kalejiras, concertos, almoços, exposições, projecções...), é preciso normalizá-las já, pois é um direito nosso vir para a rua e organizar coisas na rua. Não nos preocupa muito a cor da Câmara Municipal; a rua é do povo e não dos interesses de algum político de pacotilha.
Por isso mesmo, a Lizarrako Gazte Asanblada convida as pessoas a empreender a luta contra a portaria municipal, para que a façamos desaparecer de uma vez por todas».
Kalea gurea da! A rua é nossa!
Portaria municipal = limpeza ideológica

Barcina recorre do arquivamento da queixa contra La Chula Potra por causa do rap «Una bofetada»
A ainda autarca de Iruñea, Yolanda Barcina, vai recorrer do arquivamento da queixa que apresentou contra a cantora de rap La Chula Potra, por injúrias na letra de uma canção. O titular do Tribunal de Instrução n.º 2 de Iruñea decidiu arquivar a queixa por entender que, com expressões como "amargada", "puta" ou "yupi seca", entre outras, a cantora não procurava injuriar a autarca, mas sim criticar a sua gestão política, e isso, segundo sustenta o juiz, está ao abrigo do direito à liberdade de expressão.
Fonte: ateakireki.com