sexta-feira, 27 de maio de 2011

O Bildu apoiará as fórmulas que fechem a porta à «direita que nega os direitos a Euskal Herria»

O Bildu anunciou que os seus representantes irão favorecer as fórmulas de Governo que evitem deixar as instituições nas mãos da UPN e do PP e que não vai entrar «no mercado das contraprestações».

Pello Urizar, acompanhado por Oskar Matute e Barkartxo Ruiz, deu uma conferência de imprensa em Donostia, na qual agradeceram à sociedade basca «a confiança que depositaram no Bildu» e «a lição de responsabilidade que deram num momento-chave para o nosso futuro enquanto país».

Segundo ressaltaram, a resposta da sociedade faz que intensifiquem o seu compromisso com «a unidade, para lá de siglas», com a defesa «do exercício do direito a decidir» e também o seu compromisso com «a transformação social».

A sua «obsessão» será, daqui em diante, «prosseguir o trabalho conjunto e não decepcionar quem apostou no Bildu».

«Os 315 000 votos do Bildu serão 315 000 impulsos para conseguir a paz, a normalização política e a mudança social», disse.

Tal como Urizar tinha avançado numa entrevista concedida à ETB algumas horas antes (*), os membros do Bildu reiteraram a ideia de que irão favorecer «as fórmulas de Governo que evitem deixar as instituições bascas nas mãos da direita que nega os direitos políticos individuais e colectivos a Euskal Herria», o que significa que, «sempre que os votos do Bildu o possam evitar, a UPN e o PP não formarão Governo nem nas instituições forais», porque ambos os partidos «negam dois fundamentos essenciais no nosso projecto: a nossa existência como povo e o nosso legítimo direito a decidir e a aposta numa transformação social a partir da esquerda».
Notícia completa: Gara

(*) Numa entrevista concedida à ETB algumas horas antes, divulgada pela agência Europa Press, Pello Urizar afirmou que o Bildu faz «uma aposta clara na mudança tanto a nível político como social» e que, «nessa aposta, o PP não tem lugar em sítio nenhum».
«Mais ainda, seria um estorvo e um obstáculo. Neste sentido, apoiaremos, em todas as instituições, tudo o que se possa eliminar esses obstáculos, politicamente falando».